Minha CNH foi cassada e agora?

Tendo o condutor a CNH cassada, o mesmo deverá cumprir suspensão de dois anos e após esse período se reabilitar, fazendo todas as etapas novamente até o exame prático.

Como isso acontece? 

A cassação da CNH pode ocorrer devido a três fatores, sendo eles descritos no Art. 263 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

  • Quando, suspenso o direito de dirigir, o infrator conduzir qualquer veículo;
  • No caso de reincidência, no prazo de doze meses, das infrações previstas no inciso III do art. 162 e nos artigos 163, 164, 165, 173, 174 e 175;
  • Quando condenado judicialmente por delito de trânsito.

Notificando o condutor sobre a CNH cassada

Quando o DETRAN instaurar o processo de cassação o condutor deverá ser notificado pelo órgão de trânsito no endereço cadastrado, onde o condutor terá o direito de defesa referente ao processo.

É de extrema importância que o condutor não perca o prazo de defesa, pois após o prazo caso o condutor não apresente o recurso ou faça a entrega da CNH junto ao órgão, sua CNH será bloqueada.

Quais são os prazos de defesa da CNH cassada? 

O condutor receberá no endereço cadastrado uma notificação onde constará o prazo, data limite de recurso. Então assim que receber a notificação do DETRAN referente a cassação, fique atento a data limite que consta nela.

É importante sempre manter seu endereço atualizado junto ao DETRAN, para não correr o risco de ser notificado por Edital.

O que fazer quando a CNH é cassada? 

A fim de buscar anulação da Cassação da CNH, deverá ser estudado o processo do condutor buscando nulidades que segundo o CONTRAN torna o procedimento administrativo nulo. Ou até mesmo buscar nulidades no causador da cassação, seja o processo de suspensão ou a infração reincidente.

Caso esteja com tal problema em sua CNH, a Lexvia ajuda você a recuperar seu direito de dirigir. Entre em contato conosco. Iremos realizar uma análise detalhada do seu caso e lhe apresentaremos as possíveis soluções na hora. 

AGENDE UMA VISITA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.